
13 Fev Quatro anos, o que mudou no nosso espaço de trabalho
Quando começámos este blog tínhamos a intenção de tornar a nossa casa e o nosso espaço de trabalho locais tranquilos, organizados e inspiradores. Não há dúvida de que, se a organização em casa nos traz muito mais paz, tempo e dinheiro, no trabalho é condição essencial. Com organização não me refiro apenas a arrumação mas, também, a “problemas resolvidos” – uma tomada partida, uma cadeira bamboleante, uma secretária pequena, uma iluminação desadequada, uma má organização do espaço,… tantas e tantas situações que nos impedem de sermos mais eficientes e que, sem contabilizarmos, nos fazem perder imenso tempo, dinheiro e paciência. Trabalhar cansa – ó, se cansa! – e trabalhar em locais desorganizados cansa muito mais!
Isto foi o que vivenciámos em quatro anos, uma franca melhoria no nosso espaço de trabalho, na nossa empresa (para quem ainda não percebeu, trata-se de um atelier de design com oficina).
Já se torna difícil recordar como era o nosso espaço de trabalho há quatro anos, principalmente, porque, entretanto, mudámos de instalações. Mas era um espaço mais escuro, com muito papel, muitos objetos e muita tralha nos armários. A oficina, mais pequena e muito mais humilde do que é hoje, conseguia estar sempre caótica… e havia zonas do atelier onde “cliente não entra”. Procurar qualquer coisa era uma tarefa! Estávamos no rés-do-chão da casa onde, ainda hoje, moramos. Entretanto, por razões de gestão, mudámos de instalações, mas ainda chegámos a destralhar todos os cantinhos desse espaço, a reorganizá-lo com muita bricolage e a fazer obras de maior envergadura. Quase tudo, trabalho de fim-de-semana.
Cuidar do nosso espaço de trabalho no tempo em que lá estamos (supostamente, para trabalhar) é super difícil! Mais ainda do que cuidar da casa, porque aí, em princípio, não temos o trabalho dos clientes a sobrepôr-se a todas as nossas intenções. No trabalho, se estamos a cuidar do espaço fica a sensação de que estamos a perder tempo, de que temos mais que fazer do que ocuparmo-nos com arrumações e bricolage, o computador grita por nós, atendemos aquela chamada que nos obriga a interromper toda e qualquer boa intenção de organizar ou arranjar qualquer coisa, enfim, é missão quase impossível! É por isso que, tudo o que fizemos, tanto nas instalações anteriores como nas atuais, fizemos fora do horário de trabalho, às vezes com muito entusiasmo e outras com muito esforço.
Se, por um lado, a mudança de instalações foi motivo para nos reorganizarmos e foi a alavanca que precisávamos para dar uma nova cara à empresa, comunicar de forma diferente e investir em novas áreas, por outro, obrigou-nos a recomeçar, com todo o sangue suor e lágrimas que isso implica.
Hoje, como sempre foi e como sempre será, apesar de estarmos perfeitamente conscientes da importância de um espaço mais organizado e funcional, ainda somos obrigados a remeter essas tarefas para as horas extra. E assim vamos fazendo o melhor que podemos, hoje uma coisa, amanhã outra. Não está tudo feito, nem tudo perfeito, mas o que é certo é que já trabalhamos muito melhor hoje do que há quatro anos, de uma forma mais leve, mais destralhada e, por isso, mais arejada, mais bonita aos nossos olhos e mais tranquila às nossas mentes, perfeitamente aceitável para quem nos visita. Perdemos menos tempo e dispendemos menos energia e dinheiro. Muito ainda há a fazer, mas vale – e valeu sempre – todo o esforço investido!
O que é certo é que todos nós (vós) merecemos o melhor para trabalhar bem. Trabalhamos demais para não o merecermos. E nem vale a pena ficarmos à espera que os outros (chefes, patrões, instituições,…) se preocupem com o nosso espaço, a nossa sala ou, simplesmente, com a nossa mesa ou com o nosso posto de trabalho. Isso, pode bem partir de nós, em atos simples, como fazer-lhe uma boa limpeza, organizar uma estante, destralhar uma gaveta, decorar com flores frescas ou secas, entornar umas gotinhas de óleos essenciais num papel absorvente e deixá-lo no caixote do lixo, dar um jeito na cozinha, sugerir um sistema de organização eficaz, comprar uma boa agenda, um caderno giro, solicitar uma iluminação mais eficiente ou uma secretária mais adequada… ou tentarmos arranjar, nós mesmos, a cadeira avariada. Enquanto ali trabalharmos, aquele espaço é NOSSO, é para lá que nos dirigimos todos os dias e é lá que passamos a maior parte do nosso tempo ativo. Devemos cuidar dele da mesma forma que cuidamos do nosso corpo porque dele também depende a nossa saúde física e mental.
Este é o último artigo da série “o que mudou em quatro anos”, em nós, na nossa casa e no nosso espaço de trabalho. Espero que tenham gostado, que se sintam inspirados e que continuem por aqui. Nós continuaremos a partilhar tudo o que já aprendemos e ainda vamos aprender acerca de organização, limpeza, obras e ferramentas, decoração, diy e uma ou outra reflexão.
Quanto a esta cadeira nova, está montada! A velha vai precisar de um outro elevador, que já encomendei pela internet. 😉
Desejo-vos a continuação de uma boa semana de trabalho,
aos que chegaram aqui recentemente e aos que já nos acompanham há quatro anos!
Carlota
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