27 Out Como organizar uma festa
Mais um Dia das Bruxas se aproxima e mais um motivo para juntar uns quantos amigos e fazer um jantarinho “simpático” para júbilo da pequenada.
Há já uma série de anos que o Jantar das Bruxas, com as amigas da Cá, se faz cá em casa – foi naturalmente instituído – por isso, temos já algum traquejo nesta área. 😀
Este fim-de-semana, nos nossos Workshops Pais e Filhos, no Forum Coimbra, vamos partilhar as dicas essenciais para uma boa organização de uma festa.
Aproveitamos para deixar aqui um resumo, que poderá ser muito útil para o que aí vem.
Como organizar uma festa
- Antes de mais, definir se será temática e qual o tema. Neste caso será Halloween, mas ainda se pode ir mais longe e definir o tipo de festa (assustadora, tradicional, elegante, popular,…).
- Decidir o dia e a hora. A noite de véspera do feriado de 1 de novembro é perfeita, mas pode fazer-se até uns dias antes, no fim-se-semana anterior. Nunca depois!
- Definir a lista de convidados (tendo em conta, também, as condições, o espaço disponível).
- Fazer convite, que até pode ser por e-mail ou por mensagem de telemóvel… ou criando um grupo (privado!) no Facebook. Sugerimos um texto giro, original, inspirador. Caso seja o tipo de festa em que os convidados contribuem com algo, este é o momento de avisar. Não é preciso dizer já o quê, isso pode ficar para depois da confirmação de presença.
- Definir um orçamento (convém manter os pés bem assentes na terra 🙂 ).
- Planear o menú (confirmar se há convidados vegetarianos, com alguma alergia específica ou que não possam comer determinados alimentos por razões de saúde,…).
- Fazer uma lista de todas as necessidades (comida, bebida, louça, decoração,…).
- E porque não colocar um sonzinho de fundo, uma playlist de bom gosto e adequada (calma, enérgica, natalícia, medonha,…)? Criar uma playlist.
- Confirmar a presença dos convidados (ainda antes de fazer as compras).
- Mesmo as festas mais simples parecem logo outra coisa quando existe um ou outro detalhe decorativo que demonstre o cuidado e atenção na receção. A iluminação é muito importante e define o ambiente!
- Preparar entretenimento para os mais novos: jogos (de tabuleiro ou digitais), um jogo que envolva todos (pequenos e crescidos), um espaço onde eles possam ficar à vontade (convém não esquecer que as crianças saem mais cedo da mesa).
- Preparar a máquina fotográfica, garantindo que terá a bateria carregada.
Não esquecer que qualquer festa deve ser preparada com tempo. Isso é tudo para ser bem sucedida.
Aqui ficam algumas imagens do nosso jantar do ano passado:


Com um pano preto a servir de toalha e umas quantas aranhas e formigas na mesa, o essencial estava feito. Flores naturais imprimiram um pouco de cor e elegância.

Tecido vermelho a envolver os abajures, baixou a força da iluminação e tornou-a mais especial.
O menú foi criado garantindo que seria do agrado de todas as bruxas convidadas, e servido num recipiente especial. Elas adoraram! A bebida: um ponche (groselha com mãos geladas – cubos de gelo feitos a partir de luvas de plástico que enchemos com água).

O ano passado também partilhámos algumas ideias:
E então? Já começam a ficar inspirados? Mais ideias e sugestões a acrescentar? Venham elas!
Carlota
Sem comentários