06 Out
Esta é a nossa casa de banho, mínima. Dois de nós cá dentro e estamos apertados. É por isso que a organização, também aqui, se tornou tão importante. Com as duas miúdas e o miúdo desta casa a fazer uso dela – e as visitas, quando as temos – há que gerir bem o espaço. Começo a chegar à conclusão que, felizmente, somos os três um pouco “minimalistas” (sem fundamentalismos) e só assim conseguimos os três “cohabitar” este espaço. Prometi a mim mesma que até ao Natal correria toda a casa a organizá-la e, desta vez, foi a vez desta casa de banho. Temos outra no andar de baixo, a qual se seguirá. Mas, agora, vamos a esta.
Casa de banho organizada – check!
1. Destralhar
Comecei por destralhar o espaço, que é como quem diz, o armário. Mesmo não sendo muito consumistas consegui encontrar vários produtos fora de prazo, fora de uso ou que por aqui foram ficando apesar de aqui não pertencerem (como uns cabides de colar que nunca se mantiveram colados ou um suporte de chuveiro que também não funcionou bem, um shampoo não aprovado,…). Só da prateleira por baixo do lavatório saiu um saco de objetos e produtos para o lixo.
2. Separar itens
Separei, então, o que ficou, em duas categorias – instrumentos para pentear (escovas, pentes, máquina de alisar e de enrolar) e produtos de corpo, rosto e cabelo – e organizei em duas caixas separadas. Na casa de banho não uso caixas de materiais naturais não tratados, por causa da humidade. Com os anos percebi que só vale a pena investir em caixas de plástico ou pvc.
Separámos também os objetos das meninas dos objetos do menino – aqueles itens variados e mais pequeninos, que não queremos fora, à mostra e a ganhar pó – e destinámos uma gaveta para cada.
3. Organizar
Temos, então: duas caixas de plástico e duas gavetas. Organizei, assim, também, as duas pequenas gavetas do armário mas, estas, desde a última organização têm-se mantido sempre muito bem.
As gavetas são bem pequeninas. Esta é a dele e, como dá para ver, não está muito cheia. O que quer dizer que qualquer objeto que apareça agora ainda tem espaço para ser arrumado.
Ao lado do lavatório, coloquei, há uns anos, umas prateleiras de alumínio (armário baratucho, já enferrujado, a precisar de substituição) com uma base de banho a fazer de tampo. E enquanto não encontrarmos ou criarmos solução melhor, ficará esta… até que a ferrugem não mais o permita.
Por cima, ficam os frascos reciclados por nós, onde guardamos alguns artigos, uma planta (dá sempre um ar cuidado) e um espaço livre de apoio ao que for necessário – uma bolsa, roupa para trocar, o body lotion em uso,…
Por baixo, fica o cesto de rolos de papel e a caixa dos detergentes. Ah, pois é! Agora adotámos a técnica de colocar os detergentes de cada casa de banho no seu próprio espaço. Assim, evitamos andar com eles para aqui e para ali, para cima e para baixo. Com outra vantagem: dia em que a casa de banho necessite rapidamente de um jeitinho, é só sacar do pano e do detergente (ou de umas toalhitas) e “compor o ramalhete”. Garanto-vos que tem dado resultado. Tem-se mantido com muito bom ar por muito mais tempo.
Compramos à mesma frascos grandes de detergente, mas dividimos em frascos mais pequenos, que reciclei e etiquetei, para poderem ficar dentro da caixa.
Em cima do lavatório tentamos deixar o mínimo essencial (mãos, dentes, barba e rosto) para ser fácil de dar aquela limpeza rápida com um toalhete ou até com a mão, se for preciso.
Na banheira, continuamos a confirmar o nosso gosto pelo mínimo essencial e nada de produtos repetidos… e por cestos de plástico, desta vez, um para a pequena e o outro para os pais.
Estes cestos são da Área. São maravilhosos! Nunca ganharam humidade e, mesmo que venham a ganhar alguma, são pretos e não deixam que as manchas de humidade se notem com facilidade. Claro que, de vez em quando, são lavados e esfregados, vantagem deste material.
As toalhas do banho, bem como o secador do cabelo, penduramos atrás da porta. Esta porta foi mais uma daquelas recuperações que nunca ficou bem feita por quem fez as obras, quando comprámos a casa. Aguarda que lhe deitemos a mão, um dia… mas, até lá, as toalhas ajudam a disfarçar as suas maleitas.
Para distinguir toalhas iguais, cosi fitas diferentes. Cada qual tem a sua.
E é isto, pessoal, a nossa casa de banho assim organizada. Perguntar-se-ão onde colocamos a maquilhagem das miúdas e os medicamentos – tão habituais nestes espaços – mas, quanto a isso, dir-vos-ei que este não é o espaço indicado para esses itens, já que tendem a perder propriedades e até a estragar-se com o calor e a humidade. Assim, maquilhagem no quarto de cada uma e medicamentos num armário da cozinha.
Posto isto, julgo que está tudo abordado. Se acham que falta alguma coisa ou que não estão devidamente esclarecidos quanto à organização deste espaço, não hesitem em perguntar. E se tiverem outras sugestões, façam favor!
À outra casa de banho acho que já vou acrescentar um decor mais outonal. É um wc de serviço, mais usado por todos os que vêm cá a casa, perto da sala e da cozinha, e pode ser mais divertido e não tão prático. O que vos parece? Acham bem? Assim haja tempo porque aqui a Carlota meteu-se numa, que ainda não vos contei, mas hei-de contar… um dia destes.
Até lá, ainda me estou a mentalizar.
Ideias?
Beijos e abraços!
Carlota
Maria de Fátima da Mota Carvalho
Publicada às 21:34h, 06 OutubroComo sempre, útil e interessante!
Emilia Nazareth
Publicada às 21:53h, 06 OutubroAdorei! Que ar tão fresco! Gostei da ideia que usaste para os detergentes!