26 Nov Melhorar o nosso ambiente de trabalho – por onde começar.
Por onde começar quando queremos renovar o nosso espaço de trabalho e torná-lo mais aprazível, tranquilo e, ao mesmo tempo, inspirador e produtivo? Neste artigo não me vou referir a grandes espaços nem a grandes obras de fundo, antes a uma pequena e rápida ação que podemos executar já, antes de começar a trabalhar, e que irá melhorar muito a nossa relação com a mesa de trabalho.
Vamos a isso? A mudança começa hoje!
Mesas repletas de objetos, documentos, pastas e dossiers dão a ideia, falsa, de grande produtividade. Ninguém se sente bem ao sentar-se na sua mesa de trabalho e ter de começar a lidar de imediato com as pendências que ficaram do dia anterior, por cima de uma pilha de papelada que se tem vindo a acumular com o tempo e que nos recorda que há outras pendências, ainda mais antigas, que não estão resolvidas. Ao pegar ao trabalho, eis o que devemos encontrar, apenas, em cima da secretária: espaço livre, luz e organização. Dito assim parece vago, mas mais vago seria impôr uma imagem irreal com objetos que nada poderão ter a ver com o vosso espírito ou com o trabalho que executam. Computador quase todos nós temos na mesa de trabalho, mas na minha existe ainda um scanner e uma mesa digitalizadora que utilizo o dia todo. A minha agenda e caderno de notas e rabiscos tem, também, o seu lugar aqui. São objetos essenciais para mim, serão para muitos, mas não para todos. Há quem sinta necessidade de ver na secretária uma alusão à família, um retrato dos filhos, eu não especialmente. Por isso, sugiro que, conscientes do nosso trabalho e das nossas necessidades, olhemos, então, para a secretária onde nos sentamos diariamente e façamos uma lista (pode ser mental) daquilo que necessitamos – e apenas isso, necessitamos – de ver assim que nos sentamos para começar a trabalhar.
Esta é a minha lista:
– computador
– scanner
– mesa digitalizadora
– agenda
– contas para pagar hoje
– planta
– humidificador (difusor de óleos essenciais)
Tudo o resto, guardo no módulo de gavetas por baixo da secretária e na estante atrás de mim.
Feita, então, esta lista, vamos retirar tudo o que não necessitamos de ter em cima da secretária, arranjando formas de organizar e arrumar esses itens. Estamos a precisar de um módulo de gavetas? Um ou outro dossier? Um estojo? Uma caixa? Um armário? Se calhar, não. Pensemos bem, antes de adquirir mais objetos para nos rodearmos. Sejamos criteriosos, aproveitemos muito do que temos e só vale ir às compras quando tivermos a certeza do que nos falta. Ok, esse será o próximo passo, adquirir o que nos ajudará a organizar o espaço de trabalho. Não tem que ser agora. Talvez à hora de almoço ou ao final da tarde, depois de terminarmos as nossas tarefas, quando tivermos a certeza do que precisamos.
Entretanto, vamos limpar toda a área, agora mais livre e desimpedida. O ideal seria usar detergentes naturais, sem químicos e odores agressivos (aqui está um produto que deve entrar na nossa lista de aquisições). O computador, ecrãs e outros vidros devem ser limpos com produtos adequados.
E, por hoje, é apenas isto. É por aqui que vamos começar a transformar o nosso ambiente de trabalho, a nossa relação com as coisas e, consequentemente, com os outros. Hoje, é para retirar a tralha de cima da mesa, deixar apenas o essencial e fazer uma boa limpeza. Algo rápido e que não nos atrase o dia. Não nos atiremos a grandes organizações de armários e gavetas sem fim para que não nos sintamos assoberbados. Afinal, temos trabalho para fazer. Vamos com calma.
É natural que ao longo do dia, outras coisas, documentos, dossiers, venham parar de novo em cima da secretária mas, antes de sair, voltamos a retirar e a arrumar. Amanhã, queremos chegar e encontrar o ambiente que criámos hoje.
Assim sendo, bom trabalho!
Beijos e abraços,
Carlota
Sem comentários