Como colocar vedação no jardim – uma forma simples!

Como colocar vedação no jardim – uma forma simples!

E aqui está o nosso trabalho do passado fim de semana – a substituição da velha vedação do jardim (em pvc e rede) por uma de madeira, mais bonita e natural. Fez tudo parte de um acordo com o vizinho, em que um fornecia os materiais e o outro a mão-de-obra. E correu tão bem, que resolvemos estender a outras zonas do jardim! Já antes tínhamos colocado vedação em madeira numa pequena área ao lado, que dava para a rua, mas foi tão trabalhoso que nos ficámos por esse pedaço. Desta vez, encontrámos no Brico Depôt esta, tão simples de fazer!

Publicámos algumas imagens no Instagram e, como recebemos vários pedidos de informação, aqui fica o passo a passo

como colocámos a nossa vedação no jardim

 

Primeiro, retirámos toda a velhinha vedação e colocámos um prumo de um dos lados do muro. Estes prumos são ótimos pois é onde encaixam, de forma muito simples, as ripas horizontais.
Depois,  marcámos o sítio onde iria ser colocada a ferragem que segura os prumos seguintes e, como o muro não é direito (nunca são!), desbastámos um pouco, nivelámos e aparafusámos a peça.

Em seguida, cortámos dois prumos com a altura pretendida e unimos um ao outro, aparafusando.

Encaixámos na peça de metal, nivelámos, medimos, também, em cima com uma ripa horizontal, e aparafusámos os prumos.

Presos os prumos, de um lado e do outro, é só ir encaixando as ripas horizontais.

E vai-se fazendo assim até chegar ao final do muro. Altura em que se coloca o último prumo. Agora, as ripas horizontais terão que ser cortadas com a medida que resta.

E chegámos ao final do muro!

No entanto, reparem que o acabamento superior não é muito bonito, pois ficou com o encaixe das ripas visível e acima dos prumos (que tinham que ter a altura do portão e da vedação lateral). Então, cortámos o excesso da última ripa e boleámos, para um acabamento mais bonito. No entanto, também existem uns remates para colocar no final, caso pretendam.

No final, envernizámos com verniz de exterior, na cor mogno… três demão!

 
Simples! Vamos à próxima?
 

 
Se tiverem alguma questão, contactem connosco.
Se gostaram deste artigo, coloquem um ♥ aí em baixo!
Bom trabalho!
Carlota
SaveSave
SaveSave
SaveSave
SaveSave

5 Comentários
  • Fátima Carvalho
    Publicada às 20:31h, 02 Junho Responder

    Sempre a inovar…!

  • Jorge Vitorino
    Publicada às 09:57h, 08 Julho Responder

    Bom dia. Compraram o material todo no bricodepot? Ou pediram para cortar? Aqui em Coimbra não temos essa loja, temos Leroy Merlin mas não têm esse tipo de cortes…

    • Marcelo
      Publicada às 10:15h, 09 Julho Responder

      Bom dia Jorge, sim, o material foi todo comprado no Brico Depôt e já vem cortado com estas dimensões.

  • Hugo Soares
    Publicada às 16:29h, 03 Março Responder

    Que tal se tem aguentado a cerca? Estou a pensar seguir o vosso exemplo cá em casa mas tenho receio que a madeira se entorte toda com o Passar do tempo. Qual a espessura das tábuas que usaram? É os prumos também são da brico depot?

    • Marcelo
      Publicada às 09:41h, 08 Março Responder

      Olá Hugo, passado quase um ano a vedação está impecável,não empenou porque deixámos uma margem para que as tábuas pudessem dilatar. A espessura das tábuas é de cerca de 20mm e os prumos também são do Brico Depot, mas podem-se encontrar noutras casas.

Publicar Comentário